QUEIJO DO RABAÇAL






Queijo Rabaçal é um queijo português oriundo da freguesia do Rabaçal, no concelho de Penela, do Distrito de Coimbra. Constitui uma denominação de origem protegida, de acordo com as normas da União Europeia, que obriga a sua produção a determinadas regras, designadamente, a origem do leite, higiene da ordenha, sanidade animal, conservação do leite e fabrico do produto.

           É um dos melhores queijos de Portugal. O peso não chega a meio quilo. A cor é amarelada. O odor é excelente. O gosto é inesquecível. Há quem o prefira fresco, mas é seco, com cura adequada, que este queijo se torna magnífico.

          Fabricado com leites de ovelha e cabra (fig. 1), numa percentagem de duas partes de ovelha e uma de cabra, é um queijo curado, semi- duro, de pasta de cor branca ou ligeiramente amarelada.

                                                                                                                       fig. 1
  
               A sua produção (fig. 2) envolve a coagulação dos leites de ovelha e de cabra, após a qual se procede ao esgotamento lento da coalhada, usando a acção de coalho de origem animal. Depois de salgados, os queijos são lavados dia sim, dia não, durante alguns dias, seguindo-se a cura por um período mínimo de 20 dias.

          A produção caseira sempre foi de forma circular e pequena.
                                        Fig. 2
                   Apresenta normalmente pesos compreendidos entre os 300 e os 500 g . Possui um certo teor de humidade, forma cilíndrica e crosta inteira, ligeiramente untuosa ou lisa e seca.

          As pastagens da erva-de-santa-maria, existente em toda a região do Rabaçal,  dão-lhe um sabor e um odor muito característicos e singular.

           É um alimento completo, rico em gordura, proteínas, minerais, cálcio, fósforo e vitaminas. O seu sabor é suave, limpo e muito característico, sendo muito apreciado como entrada ou sobremesa de qualquer refeição. Pode ser consumido também como refeição ligeira, acompanhado de broa caseira e um bom vinho da região. Em algumas localidades da região do queijo do Rabaçal, é possível adquirir e provar queijos artesanais frescos, antes do processo de cura.
 Queijo fresco
                       
              Para além do Rabaçal, é também produzido nas restantes freguesias do concelho de Penela, em algumas freguesias do concelho de Condeixa-a-Nova, nomeadamente Condeixa-a-Velha, Ega, Furadouro, Vila Seca e Zambujal, assim como nos concelhos de Soure, Alvaiázere, Ansião e Pombal.


              A Feira do Queijo Rabaçal é realizada anualmente, em regime de rotatividade, entre todos os Concelhos membros da ADSICÓ - Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure.

           Este ano o evento, denominado MERCADO DO QUEIJO e dos ROMANOS, tem lugar no RABAÇAL, no próximo dia 13 de ABRIL.

Fotografia
           
                         Nesse dia, vamos ali encontrar:

  • Mercado de Agricultura Tradicional e Familiar
  • Artesanato
  • Visitas guiadas ao Museu e Estação Arqueológica
  • Oficinas Infantis :  fabrico do queijo e do pão; e                                                           atelier do mosaico.
  • Show Cooking
  • Comboio turístico

 

    

Do programa consta o seguinte:

  • 09.00 horas  -  Abertura do Certame
  • 09.30 horas  -  III Jornada  de Lacticínios
  • 11.00 horas  -  Recriação Histórica “ Chegada dos Romanos”
  • 11.30 horas  -  Rececão às Entidaddes Oficiais
  • 12.30 horas  -  Desfile Etnográfico
  • 14.30 horas  -  Atelier de Empreendedorismo Rural
  • 15. 00 horas -  Recriação Histórica “ Quotidiano Romano”
  • 16.00 horas  -  XIV Festival de Folclore
  • 19.00 horas  -  Encerramento do Certame
     
     
     
     
     

   No dia 13 de Abril, o RABAÇAL espera por VÓS!

Sem comentários:

Enviar um comentário